A bússola mapa com o corpo em acrílico talvez possa ser chamada de bússola cartográfica ou geográfica, por ser muito utilizada junto de mapas, apesar de não ter conseguido me certificar desta designação.
Estas bússolas mapa também são apelidadas de SILVA, mas este me parece o termo menos correto, uma vez que que SILVA é uma marca de bússolas que, se não me falha a memória, foi a primeira empresa a produzir o modelo com corpo transparente. Talvez a melhor designação para o modelo militar seja o de bússola prismática.
A bússola em acrílico possui o limbo, ou seja, a parte graduada, independente da agulha. Isso quer dizer que a agulha não acompanhará o movimento do limbo giratório.
Já a bússola de estilo militar possui o limbo solidário à agulha, quando uma das partes entra em movimento, a outra se move junto, melhor seria dizer que o limbo e a agulha formam uma única peça.
A parte imantada da agulha de uma bússola, a parte que aponta para o norte magnético (não o norte geográfico), é geralmente destacada em vermelho ou verde