Get Adobe Flash player

Bússolas militares possuem o limbo solidário à agulha, ou seja, a parte graduada gira junto com a agulha. Como todas as bússolas, a parte imantada da agulha sempre recebe algum destaque, como a seta verde da bússola militar abaixo:


Com este tipo de bússola militar, você poderá se basear no azimute (direção) em dois casos. No primeiro deles, você quer determinar o azimute, ou seja, a direção a seguir. Isso é importante para conseguir, mais tarde, utilizar estas direções para o seu caminho de volta. 

Aponte a bússola militar para o seu ponto de referência no horizonte e faça a visada alinhando a fenda e a linha de pontaria. Se necessário, utilize a ocular com a lente de aumento para verificar a posição em graus que está alinhada com o ponto de referência da bússola. Anote a direção. 

Vá seguindo o ponto de referência escolhido ou consulte a bússola constantemente para ter a certeza que está seguindo na direção correta.

No segundo caso, você já tem o azimute, ou que marcou previamente, ou que foi fornecido por algum motivo. Neste caso, por exemplo, você tem o azimute 60°. Mantenha a bússola na horizontal e procure no limbo o marcador de 60º, vá girando o corpo calmamente até que o marcador dos 60º fique alinhado ao ponto de referência da bússola militar. Lembre que na bússola militar o limbo irá girar junto com a agulha. 

Uma vez tendo o valor em graus alinhado com o ponto de referência, você já sabe qual direção seguir! Esta é uma forma bem trivial de navegação. 

Para um exemplo completo de orientação com bússola, você precisaria, também, determinar pontos de referência visíveis a cada trecho.